dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/05/2024            
 
 
    
Soja  
Soja contra doenças e a favor da produtividade
Cultivares são lançadas no Show Rural Coopavel 2011 e produtores poderão conhecer níveis de precocidade levando em consideração as regiões do país
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Breno Fonseca
10/02/2011

A opção dos produtores por variedades de maior precocidade que facilitassem o controle da ferrugem foi um dos fatores que levaram à pesquisa para o desenvolvimento de duas novas cultivares de soja. Durante o Show Rural Coopavel, realizado entre 7 e 11 de fevereiro em Cascavel (PR), a Embrapa Soja apresenta a BRS 316 RR e a BRS 317, indicadas para regiões dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul.

A BRS 316 RR é geneticamente modificada e tem como característica a tolerância a herbicidas à base de glifosato. Definida por Milton Kaster, pesquisador da Embrapa, como uma cultivar precoce, com maturação média de 120 dias, a 316 é resistente às principais doenças recorrentes na sojicultura, como o cancro da haste, à mancha olho-de-rã, ao mosaico comum, à pústula bacteriana e, em especial, à podridão parda da haste e à podridão radicular de fitóftora, essas últimas comuns no centro-sul brasileiro. Além disso, a variedade apresenta moderada tolerância ao vírus da necrose da haste e ao nematóide Meloidogyne incógnita e, ainda, proteção contra o Meloidogyne javanica.

De acordo com Milton Kaster, o programa de melhoramento genético de soja demora de oito a 10 anos para ser concluído, testado e implementado junto aos agricultores. Fruto dos cruzamentos realizados, a BRS 317 já é uma cultivar convencional, que tem como diferencial a alta produtividade. Semiprecoce e alcançando a maturidade em 125 dias, ela também é resistente a doenças importantes que afetam as plantações e a nematóides, além de ter moderada defesa contra o oídio.

— Normalmente, em solos férteis, essas variedades produzem na faixa de 3 a 4 toneladas por hectare ao ano, um nível esperado dos tipos que vem sendo lançados nos últimos cinco anos. Temos principalmente a 316 RR com resistência a uma série de doenças e para espécies de nematóides que cada vez mais vem ocorrendo em nosso país. A sanidade dessa variedade a diferencia das demais cultivares — destaca Milton, completando que a escolha pelos materiais deve ser feita de acordo com a região em que será feito o plantio. Variedades plantadas no Rio Grande do Sul, por exemplo, irão apresentar ciclos produtivos mais extensos, enquanto que, nos Estados de Minas Gerais e Goiás, provavelmente o excesso de precocidade irá comprometer a estrutura das plantas. Isso se deve à duração do dia e à distribuição de chuvas de cada área.

Os cuidados ainda devem se estender para a época de plantio. Ambas as variedades podem ser colocadas a campo em meados de outubro, ao contrário de outras, semeadas no final do mês ou no início de novembro. O pesquisador da Embrapa Soja ainda ressalta que o produtor não deve plantar após o dia 10 de dezembro, pois a produtividade sofre queda mesmo em solos férteis.  E, por último, ao trabalhar com as cultivares de resistência parcial ou moderada, o sojicultor tem que fazer um histórico das doenças em sua região para tomar a decisão de qual exemplar adotar.

A Embrapa também apresenta durante o Show Rural seis cultivares de soja convencionais: BRS 184, BRS 232, BRS 282, BRS 283, BRS 284 e BRS 317 e três transgênicas com tolerância ao herbicida glifosato: BRS 294RR, BRS 295RR e BRS 316RR. 

Para outras informações, basta entrar em contato com a Embrapa Soja pelo telefone (43) 3371 6000.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sojicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada